Pós-Operatório
Saiba o que esperar e os cuidados que devem ser tomados nos dias seguintes à cirurgia.
Durante os dias que sucedem o procedimento cirúrgico, algum desconforto no olho operado é esperado, assim como alguns cuidados devem ser seguidos pelo paciente para assegurar a sua recuperação completa.
Quais sintomas devo esperar após a cirurgia?
É bastante normal que o paciente sinta certo desconforto no olho operado, esse incômodo pode se assemelhar a sensação de areia ou cisco no olho, assim como lacrimejamento, sensibilidade à luz, secreções e, também, vermelhidão.
Além do desconforto físico, a visão também pode ser levemente afetada após o procedimento. É esperado que, durante as primeiras semanas seguintes à cirurgia, o paciente tenha a visão um pouco embaçada e azulada. Da mesma forma, alguns pontinhos no seu campo de visão também podem aparecer, nesses casos, é comum que esses pontinhos demorem alguns meses para desaparecer da visão.
Com quais sintomas devo procurar um médico?
Enquanto alguns sintomas são esperados após a operação, existem aqueles que requerem mais atenção e, ao experienciar algum deles, o paciente deve buscar o seu oftalmologista.
Entre esses sintomas, estão a perda repentina da visão, dores fortes no olho operado e, por fim, algum trauma sofrido que atinja o olho operado.
Quais cuidados devo tomar após a cirurgia?
Cada procedimento requer cuidados específicos por diferentes períodos de tempo, por isso é importante seguir com atenção as recomendações do oftalmologista durante as consultas e questioná-lo sobre atividades específicas da sua rotina.
Além disso, é fundamental que o paciente compareça fielmente às suas consultas, assim como tomar alguns cuidados no dia a dia como lavar bem as mãos antes de aplicar os colírios recomendados.
Não esqueça de usar somente os colírios recomendados pelo seu oftalmologista após a cirurgia.